Ultrassonografia Anorretal 3D

Este exame permite a avaliação espacial de todos os distúrbios relacionados a defecação (constipação), avaliação da musculatura esfincteriana nos casos de incontinência anal, avaliação de retoceles, abscessos, fístulas anais complexas e implantes de endometriose, bem como na avaliação de dor anal.

Na área da oncologia, a ultrassonografia anorretal 3D permite também o estadiamento detalhado do câncer de ânus e reto, o que atualmente, tem permitido novos protocolos de tratamento para este tipo de câncer. As imagens obtidas através da ultrassonografia anorretal são muito precisas e equivalentes às imagens de uma ressonância.

Um transdutor é introduzido através do ânus e as imagens são paulatinamente adquiridas pelo computador do aparelho. Nos casos de se realizar sedação anestésica, o paciente ficará dormindo durante todo o exame. Nos casos que o paciente permanece acordado para fazer a avaliação dinâmica, é solicitado que o mesmo faça alguns simples movimentos dos músculos do ânus e assoalho pélvico.

A ultrassonografia endorretal 3D dura em média cerca de 15 minutos.

É solicitado que se faça uma lavagem com uma solução chamada fosfosoda, via retal, 2 horas antes da ultrassonografia anorretal 3D.

Outras especialidades

Os melhores médicos com a melhor estrutura!