Manometria Esofágica de Alta Resolução

É o estudo das contrações e dos esfíncteres do esôfago (válvulas). A função principal do esôfago é o transporte dos alimentos da boca para o estômago, além de impedir que o conteúdo do estômago retorne para boca (refluxo). A manometria do esôfago estuda a força e a coordenação destas contrações, sendo possível medir a força das válvulas do esôfago (esfíncteres) que impedem o refluxo do ácido e alimentos vindos do estômago.

A manometria de alta resolução possui mais de 20 canais de perfusão (diferente da convencional com 8), dispostos ao longo do esôfago, para registro simultâneo dos eventos (contração da musculatura e relaxamento esfincteriano), sem a necessidade da movimentação da sonda.

O exame é rápido e indolor, sendo realizado com anestesia local (gel anestésico) sem a necessidade de anestesia geral. Durante o exame é introduzida uma pequena sonda no esôfago, a qual é conectada ao computador que mede a força de contração. Durante exame o paciente permanece acordado e ao término o paciente pode dirigir e alimentar-se normalmente.

Outras especialidades

Os melhores médicos com a melhor estrutura!