Paracentese Abdominais

Paracentese é um procedimento médico que consiste na drenagem de líquido de uma cavidade do corpo. Geralmente, ela é realizada quando existe ascite, que é o acúmulo de líquido no abdome, provocada por doenças como cirrose do fígado, câncer ou infecções abdominais.

Ela é feita com os seguintes objetivos:

  • Paracentese diagnóstica: feita para colher uma pequena quantidade de líquido que será analisado em laboratório para identificar a causa da ascite ou pesquisar alterações como infecções ou células cancerígenas, por exemplo;
  • Paracentese terapêutica: é também chamada de paracentese de alívio, pois retira uma grande quantidade de líquido. Costuma ser indicada quando o tratamento para a ascite não é eficaz, provocando um acúmulo de líquido volumoso e que causa desconforto, podendo, em alguns casos, atrapalhar a respiração.

A paracentese costuma ser feita em ambiente hospitalar ou ambulatorial, por um médico cínico ou gastroenterologista, e para o procedimento é necessário que o paciente esteja deitado em uma maca, onde é feita a limpeza e uma anestesia no local da punção para, em seguida, ser introduzida uma agulha especial que permitirá a saída do líquido.

Outras especialidades

Os melhores médicos com a melhor estrutura!