Hospital Gastroprocto e você juntos na prevenção do câncer de intestino

Hospital Gastroprocto e você juntos na prevenção do câncer de intestino

Setembro Verde

O Setembro Verde é uma campanha nacional, proposta pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia e encabeçada por diversos profissionais da saúde e instituições, assim como o Hospital Gastroprocto, com o objetivo de desenvolver um trabalho de saúde pública, visando informar a população sobre a importância da conscientização e prevenção do câncer de intestino

O que é o Câncer de Intestino e como ele se forma?

O câncer de intestino, também conhecido como câncer de cólon e reto ou colorretal, é aquele que acomete o intestino grosso e/ou sua porção final, o reto.

Geralmente ele se desenvolve a partir de lesões benignas chamadas pólipos, que crescem nas paredes do cólon e, associados com predisposição genética e
hábitos de vida não saudáveis, transformam-se em câncer com o passar do
tempo.

Por isso, a prevenção através de hábitos saudáveis juntamente com exames periódicos como a Colonoscopia, ainda é o melhor caminho.

group-3

Quais são os principais sintomas do Câncer de Intestino?

Os principais sintomas relacionados os câncer de intestino são:⠀

  • Presença de sangue nas fezes;
  • Dor e cólica na barriga com mais de 30 dias de duração;
  • Alteração na normalidade do ritmo intestinal para ou constipação ou diarreia;
  • Perda de peso rápida e não intencional;
  • Anemia, cansaço e fraqueza.

Como prevenir o Câncer de Intestino?

Você pode aumentar as chances de evitar o câncer de intestino adotando hábitos saudáveis como:

  • Praticar atividade física regularmente;
  • Consumir pelo menos 03 porções de frutas e 03 porções de legumes e verduras ao dia;
  • Dar preferência pelo consumo de cereais integrais como arroz, farinhas, aveia, cevada, entre outros;
  • Ingerir pelo menos 02 litros de água por dia;
  • Reduzir o consumo de carnes vermelhas e aumentar a ingestão de peixes;
  • Evitar preparos na forma de fritura, grelhados ou churrasco;
  • Evitar embutidos, defumados e processados, como: bacon, mortadela, linguiça, salsicha, entre outros;
  • Manter-se no peso adequado;
  • Reduzir a ingestão de bebidas alcoólicas;
  • Não fumar;
  • Realizar exames periodicamente.

O Câncer de Intestino tem cura?

A chance de cura do Câncer de Intestino é aproximadamente de 100% quando o diagnóstico é precoce! Por isso a importância de se fazer a prevenção através de exames como a Colonoscopia.

Mesmo quem nunca observou nenhuma alteração brusca no funcionamento do intestino – de solto para preso ou vice-versa -, sangue nas fezes e cólicas deve, a partir dos 50 anos, investigar preventivamente.

Já as pessoas que tiveram casos de Câncer de Intestino na família devem fazer esses exames a partir dos 40 anos, mesmo sem nenhum sintoma. Lembramos ainda que na presença de qualquer sintoma ou alteração intestinal se deve realizar a investigação, independente da idade!

Como é feito o diagnóstico do câncer de intestino?

O Câncer de Intestino, também conhecido como câncer de cólon e reto ou colorretal, é diagnosticado principalmente através da realização da Colonoscopia.

A Colonoscopia é um exame de imagem seguro, feito por um médico proctologista colonoscopista, que permite analisar o revestimento interno do intestino grosso e parte do delgado, correspondente ao reto, ao cólon e o íleo terminal.

A Colonoscopia ajuda a encontrar tumores, inflamações, úlceras e outras alterações do órgão, como os pólipos.

O que são pólipos?

Os pólipos são protuberâncias que possuem formato parecido com um pequeno cogumelo (geralmente com uma cabeça e um curto tronco) e que se desenvolvem na parede do esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso ou reto.
Embora a maioria dos pólipos seja benigna, existe a possibilidade de com o tempo, eles crescerem e sofrerem degenerações malignas.

A Polipectomia é um procedimento totalmente seguro e indolor, realizado no momento da Colonoscopia, realizado para a remoção dos pólipos antes que estes venham a se tornam cancerígenos. Após a retirada dos pólipos, o médico coloproctologista encaminhará a amostra para análise do médico patologista, para assim obter o diagnóstico.

O que é um Proctologista?

O Proctologista ou Coloproctologista é o médico especialista no tratamento das doenças que acometem o intestino grosso, o reto e o ânus. É ele o responsável por realizar consultas, exames e procedimentos cirúrgicos para cuidar dessas áreas, zelando pelo bom funcionamento da parte baixa do sistema digestivo.
É o Proctologista que irá tratar diversas condições como: câncer de intestino (colorretal), pólipos intestinais, tumores anais, doença diverticular, hemorroidas, fístulas e fissuras anais, verrugas anais, cisto pilonidal, prolapso retal, Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa, entre outras.

E quando devo procurar um Proctologista?

Além dos sintomas já citados acima, mesmo que você não nenhum sintoma ou queixa, todas as pessoas com mais de 50 anos, homens ou mulheres, devem consultar um Proctologista para realizar os exames de rastreamento e prevenção do câncer de intestino. Em pacientes que possuem histórico familiar desse tipo de câncer, a procura deve se iniciar mais cedo!

Serviços e diferenciais que você encontra aqui no Hospital Gastroprocto

O Hospital Gastroprocto possui 20 anos de atuação, sendo referência no diagnóstico e tratamento das doenças do aparelho digestivo, traduzidas nas especialidades de Gastroenterologia e Coloproctologia, e em especial no trabalho de conscientização e prevenção do câncer de intestino.

Por isso, não medimos esforços e investimentos para continuarmos adotando um Diagnóstico Diferencial, onde estão inclusos:

– Colonoscopia com Cromoscopia e Magnificação, otimizando a eficácia dos exames e diagnósticos;

– Equipe técnica multidisciplinar, qualificada e em constante atualização, resultando em um índice de chegada ao final do exame em 100% dos casos;

– Implementação de técnicas avançadas para retirada de lesões polipóides, como: Mucosectomia, Polipectomias e ESD (Endoscopic Submucosion Dissection);

– Implementação de Laboratório de Anatomopatológico, favorecendo o processamento das análises de peças cirúrgicas e biópsias.

Não esqueça, a prevenção continua sendo o melhor caminho.
Vamos juntos nessa?

Localização

Telefone: +55 (84) 3611-1516
Rua Apodi, 596 – Tirol, Natal – RN | 59020-130

Confira nosso Instagram!